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Dormir de mau jeito, má postura e excesso de peso podem dar torcicolo

Dor no pescoço, ombros e cervical pode ser evitada com cuidados simples.Especialistas recomendam fazer automassagem e alongamentos.Dormir de mau jeito, ter uma má postura, carregar muito peso ou mesmo falar ao telefone com o aparelho entre a cabeça e o ombro pode causar dor na coluna cervical.O corpo é desenhado para trabalhar em um determinado alinhamento. Quando dormimos, ficamos mais vulneráveis a desníveis, porque fazemos movimentos involuntários que podem desequilibrar a cabeça e provocar torcicolo (ou cervicalgia).Esse incômodo nos ombros e no pescoço pode ser evitado com cuidados simples e exercícios, como a automassagem.É importante fortalecer os músculos do pescoço, pois eles sustentam a cabeça, que tem em média 10% do peso corporal. Esses músculos não trabalham de forma igual: uns se esforçam muito mais que os outros. Por isso, exercícios de ginástica holística invertem a força e aliviam a região.Especialistas destacaram que o crânio, sustentado pelo pescoço, só estará em equilíbrio se a língua, a mordida, o palato e o diafragma estiverem corretos. Isso quer dizer que uma deglutição, fala ou respiração errada também pode tensionar o pescoço.Em repouso, a língua deve ficar no céu da boca, segundo especialista. Eles também não recomendam estalar os dedos, o pescoço nem as articulações, pois isso desencadeia microlesões.Se, na hora de pegar peso, você encolher o ombro e o aproximar da orelha, essa compensação pode provocar dor. O correto é usar a articulação do cotovelo como alavanca para levantar um objeto pesado, o que forçará o uso do bíceps.Nossas estruturas começam se desgastar a partir do momento em que fazemos 20 anos. Para fortalecer e relaxar o pescoço, suba o ombro e vire o queixo para o mesmo lado, como se fosse limpá-lo na roupa. Depois solte o ombro, coloque a cabeça para baixo e pressione-a com as mãos. Então, leve a cabeça para trás.Pessoas com atividades que tensionam muito o pescoço devem fazer alongamentos a cada 2 horas, por cerca de 5 minutos. Flexione a cabeça para frente e para trás, olhe sobre os ombros para um lado e para o outro, e faça rotações lentas, nos sentidos horário e anti-horário.No caso de cervicobraquialgia, dor que se irradia para os membros superiores, uma boa solução é usar um colar ortopédico no pescoço para limitar os movimentos até que o desconforto passe. Você também pode colocar uma almofada pequena embaixo do braço e respirar. Isso relaxa o rosto e os ombros.www.espacoqualivida.com.br

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